Os 10 Tipos de Vendedores que você não deve ter na sua empresa

Atualmente as empresas estão investindo em treinamento de vendas e não obtendo os resultados que desejam. Os líderes se queixam muito, afirmando que sua equipe de vendedores fez o treinamento, mas não mudaram em nada, as vendas não aumentaram e não notaram uma perspectiva de mudança de futuro. Após muitas consultorias e treinamentos que já aplicamos, identificamos que um dos principais   motivos da falta de retorno ou resultados efetivos após um treinamento de vendas, é a não preocupação com a personalidade dos vendedores. Costumamos dizer que a técnica pode ser ensinada e aprimorada, mas a personalidade é quase impossível de mudar. Como base nisso, identificamos os 10 tipos de vendedores que você não deve ter dentro da sua empresa:

Vendedor chato: A pessoa que sempre está reclamando de tudo e não busca soluções, causando problema de convivência na equipe. Ninguém gosta de ser atendido por uma pessoa com esta personalidade, o cliente gosta de ser recebido por uma pessoa feliz e bem receptiva.

Vendedor medroso: Vendedor “bonzinho” não vende! A pessoa precisa ter uma boa conversa, ser ativo e corajoso para contornar as situações do dia a dia. Não pode aceitar um não do cliente por medo de ir em busca do sim.

Vendedor indisciplinado: A pessoa indisciplinada se frustra muito rapidamente e por várias vezes, além de ficar entediado por não conseguir bater suas metas. Como sempre digo, somos capazes de conquistar todos os nossos objetivos, basta termos disciplina e realizar um bom planejamento de longo prazo.

Vendedor cético: O ceticismo pode ser em alguns momentos da vida uma ferramenta de proteção, mas em vendas, é necessário o contrário. Acreditar no negócio e no cliente, fazer tudo por ele, ou o que estiver ao alcance do vendedor.  Se você entra em um mundo negativo, atitudes negativas irão acontecer. Como ter um cético na sua empresa e esperar resultados? A pessoa não irá acreditar no seu negócio, no seu produto e nem confiar nos colegas de trabalho, o que acaba tornando o ambiente empresarial pesado para todos os que trabalham ali. Isso prejudica a todos.

Vendedor ignorante: Ele não aceita a opinião dos outros, não abrindo espaço para aprendizado e evolução. Pessoas com essa personalidade julgam uma ideia sem antes testar e esperar o resultado. O problema do ignorante é que ele não está predisposto a testar, a fazer e a aprender.

Vendedor engessado: É o tipo de pessoa que para dar um passo à frente, demora muito, fica afundado nas regras, zero de proatividade, não caminhando sozinho e sempre dependendo do ambiente. Pessoas com essa característica, não conseguem enxergar outros meios de resolver um problema, segue sempre o mesmo caminho. O bom vendedor precisa saber resolver assuntos de forma flexível, e buscando alternativas de solução. Não pode parar no primeiro obstáculo.

Vendedor preguiçoso: A pessoa precisa ser criativa e ativa para buscar soluções, o preguiçoso nunca busca novas formas de aprendizado ou novas técnicas para melhorar seu trabalho. É o tipo de vendedor que só vende quando a venda cai no seu colo.

Vendedor malandro: A pessoa é um ator profissional, desvia regras, falta com a ética e vive sempre querendo sair ganhando em tudo. Além disso, ele gosta de fingir que entende, que respeita e que faz.

Vendedor desengonçado: É a pessoa atrapalhada e que não cuida da sua aparência. Uso uma analogia para explicar este ponto, pois acredito que na palavra VENDA o V é de Você, sendo necessário cuidar de cinco pilares na sua vida: A aparência, a mentalidade, o emocional, o espiritual e o físico, para assim ter uma boa autoestima e melhorar a forma como se comporta dentro da empresa e com os clientes, sendo um bom profissional e uma boa companhia para todos.

Vendedor CLT ou Vendedor Sindicalista: A pessoa que trabalha apenas das 8h00 às 18h00, nada fora de horário, não faz nada que considere que não é sua obrigação. Não contribui com nada a mais para o crescimento da empresa. Esse vendedor é um risco, porque tem propensão de deixar os clientes na mão, sem repostas e ainda pode processar a empresa por qualquer coisa.

Viu como é complicado investir em treinamento para pessoas com essas personalidades?

O ambiente empresarial precisa ser protegido e assim você colherá frutos valiosos. Esqueça o ditado “A pessoa que você menos espera é quem traz resultados”, isso não é verdade. Você precisa acreditar e enxergar o potencial do seu vendedor, não tem como criar expectativas e ilusões sem uma base sólida.

Você identificou que possui um vendedor assim na sua empresa? Comece a pensar em soluções antes que sua empresa se torne um ambiente pesado e desanime o restante do seu quadro de colaboradores. Ofereça treinamentos para quem você acredita que tem chances de aperfeiçoamento. Mas se não enxerga essa possibilidade, comece a procurar novos vendedores, já que a mudança é uma questão de escolha e a pessoa precisa querer essa evolução.

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